top of page

Uma Reflexão Estratégica com OKRs

Com o segundo semestre do ano em pleno andamento, é um bom momento para avaliar e refletir sobre o progresso realizado até agora. Mas mais importante ainda, é a hora perfeita para olhar para o futuro e se perguntar: quais são as perspectivas para você, sua equipe e sua organização até o fim do 3º trimestre? Quais são as metas que estamos tentando alcançar antes do término do ano? O planejamento está seguindo o cronograma previsto? Talvez a resposta seja "não ainda" ou "não como esperávamos".


A Dinâmica dos OKRs


Os OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) são, por natureza, orientados para ação. Eles nos impulsionam a cumprir metas e continuar avançando. No entanto, quando a ação se torna contínua e implacável, pode causar ressentimento, exaustão e uma diminuição do engajamento, tanto para você quanto para os membros da sua equipe. Este é um cenário que queremos evitar a meio do ano.


Mantendo o Foco e o Engajamento


Portanto, faça um check-in com sua equipe. Sim, já se passaram seis meses, mas ainda temos outros seis meses pela frente, cheios de oportunidades e desafios empolgantes. Em um nível muito básico, usamos OKRs para definir metas e depois nos esforçamos para alcançá-las. Mas após cada trimestre, é crucial que façamos uma pausa para refletir sobre nossas realizações antes de embarcar no próximo ciclo.

Pessoas sorrindo em frente a um computador

A Importância da Reflexão e Aprendizado


Quando você dedica tempo para refletir sobre o trimestre anterior, abre a oportunidade para aprender com suas experiências recentes e as de sua equipe. A aplicação desse conhecimento ao próximo conjunto de OKRs ajudará você a ajustar o que é possível e a continuar se esforçando por suas metas mais ousadas.


Estabelecendo Conexões e Alinhando Objetivos


Além disso, é essencial vincular cada contribuição individual ao sucesso geral da organização. O alinhamento dá significado ao trabalho e os OKRs individuais intensificam nosso senso de responsabilidade pessoal. Ao trabalhar em direção aos Objetivos anuais e também aos trimestrais, é possível completar uma "maratona" por meio de uma série de "sprints" mais curtos.


Recalibrando e Esclarecendo Metas


Se estiver no processo de adicionar ou recalibrar uma meta de sprint, considere fazer algumas perguntas para ajudar a esclarecer a solicitação com sua equipe:

  1. Qual é um desafio específico que pode ser um obstáculo para alcançar essa meta nos próximos 90 dias? Quais Objetivos você pode definir para lidar com possíveis bloqueios?

  2. Os Objetivos individuais devem estar vinculados ao plano de ação da empresa. Você pode conectar colegas ou vincular equipes horizontalmente para alcançar essa meta?

As respostas a essas perguntas guiarão a criação de um plano de ação mais robusto e garantirão que todos estejam na mesma página ao lidar com desafios e metas para o terceiro trimestre.


Em resumo, a chave é abraçar a reflexão estratégica, manter o foco no engajamento, aprender com a experiência passada e alinhar metas individuais com o sucesso da organização. Com esses elementos em mente, podemos fazer o terceiro trimestre um período de grande progresso e realização.


Conte com a BetaHauss para ajudar a sua organização a dar esse importante passo rumo a um futuro mais produtivo e bem-sucedido.


Somos beta. Somos BetaHauss 🚀


Banner para o diagnóstico de estratégia e OKRs da BetaHauss

45 visualizações0 comentário
bottom of page