Seleção Natural Tecnológica

Atualizado: 1 de dez. de 2021



Nova economia


Desde 1983, este nome vem entrando companhias a dentro sem ao menos bater na porta. A nova economia, ditada pela primeira vez pelo jornalista Charles P. Alexander, por meio do New York Times, ressaltando desde lá o nível de rapidez das mudanças empresariais e tecnológicas.


As mudanças vêm impulsionando grandes transformações digitais e principalmente a relação de marcas e consumidores, mudando tudo que já se conhecia anteriormente. Empresas acabam moldando seus produtos e projetos perante o gosto dos clientes, graças a grande rede de informação que as companhias estão em constante acesso.


No mercado de engenharia civil, não foi diferente. Cada vez mais em uma constante mutação, tendo que aderir novos tipos de produtos e moldar seus consumidores em novos produtos. Mercado o qual possui imenso tamanho de inovação e novas ideias a surgir, ainda mais com novas ondas tecnológicas aparecendo nas empresas.


Investimentos em dados


Atualmente, cada vez mais as empresas estão aderindo grandes investimentos quando o assunto é os dados dos clientes; visto que somente com uma forte análise abastecida por uma vasta rede de dados é possível realizar a moldagem do gosto do cliente.


Quanto maior investimento nesta área, maior assertividade no produto vai vir a ocorrer. Por meio de tais informações, acaba se notando novas ondas tecnológicas, produtos com menores taxas de erro, conhecendo por completo seu público alvo, além de otimizar tempo, produzir mais e evitar desperdício de recursos.


É nítida a importância desse tipo de investimento, dado que empresas que não se adaptam, se veem atrás das demais perante produtos futuros e planejamentos a longo prazo.


Pequenas ondas tecnológicas


No mundo da inovação e tecnologia, se notam quatro grandes ondas nas quais o mercado se moldou nas últimas décadas. Tais mudanças permitiram a chegada de diversos assuntos, completamente novos, os quais possibilitam empresas a surfarem essas “small waves”.


No mercado de engenharia civil, pode-se notar 3 fortes novidades a se explorar uma delas seria os novos modelos de construção, presentes em algumas partes do mundo, como Índia, USA e demais países. Conhecido mundialmente, as construções em 3D, as quais permitem empresas moldarem bairros, condomínios e até mesmo cidades, através da tecnologia de impressão de moradias e empreendimentos. Uma inovação que permite ter melhor aproveitamento do material utilizado pela empresa, menos desperdício e uma grande redução no impacto ambiental. Entretanto, essa novidade, já adotada por diversas companhias, se encontra recém no início de sua "onda", tendo planos de povoar Marte com tal tecnologia nos próximos anos.


Outro assunto, não tão novo no mercado, mas que continua sempre em constante mudança, são os apps na área imobiliária e de construção. Um forte exemplo disso, foi a entrada no mercado da startup Loft, a qual mostrou ao mundo um dos crescimentos exponenciais mais impressionantes da era tecnológica, visto que em menos de 3 anos já havia se tornado um unicórnio.


Tal feito, foi possível por meio de três pilares: disponibilidade, vasta modulação perante o gosto de seus clientes e, principalmente, constante mutação da empresa, que através dos dados adquiridos, modifica a ideia principal até que o ideal para cada parte seja encontrado.


Não menos importante, uma tecnologia que chegou para ficar nas empresas é o Building Information Model (BIM), tecnologia a qual permite que mais precisão e assertividade esteja presente nos projetos. Ela é definida por um processo de criação e gerenciamento de informações e dados para um recurso construído, sendo aplicado no início e no final de cada projeto.


Se adapte


É nítido, devido a tais informações, que o "novo mundo" está em constante mudança tecnológica; no entanto, é preciso que companhias e empresas se insiram neste novo nicho, se adaptando diariamente a novidades e moldando cada vez mais seus projetos a partir de seus consumidores.


A escalabilidade tem que ser o mastro principal das empresas atuais, podendo sempre crescer de forma exponencial e agradar seu público com o produto correto. Ademais, pelo fato de os novos clientes, também estarem mutáveis e abertos a novas experiências, acaba de tornando um mercado em que não existe permanecer no erro, dado que esta nova persona tem a possibilidade de encontrar novos horizontes para consumir.


Portanto, se adapte; seja mutável 24h do dia, possibilitando sempre estar na ponta de excelência do seu mercado, assim evitando que outras companhias entrem no lugar, por ser mais atualizada.

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo