top of page

O design de tudo

Atualizado: 12 de mar. de 2019


Em uma conversa recente, ouvi um colega dizer que hoje tudo virou design, temos o Product Design, Service Design, Experience Design, Strategy Design, e tantos outros que poderíamos nomear. Sendo eu um designer por paixão e não por formação, foi o início de uma bela conversa.


A adoção da palavra design nos mais diversos esforços em áreas não relacionadas ao tradicional design de produto ou gráfico não é apenas uma estratégia de comunicação, uma palavra que está na moda, mas uma mudança semântica na maneira como descrevemos o que fazemos que, apesar de ser pequena, é muito significativa.


O Design Thinking hoje é uma metodologia criativa para solução de problemas usado pelas empresas inovadoras que enxergam as pessoas no centro do processo. Mas antes disso é, como nome implica, uma forma de pensar, a forma de pensar do designer.


O designer, ao desenvolver uma peça ou uma marca, deliberadamente decide como vai ser o produto do seu trabalho, pensando no consumidor. Que cor desperta a sensação que eu quero? Que tamanho deve ter este produto? Nada simplesmente acontece, nada é por acaso. O designer pensa em todos os detalhes para atender às necessidades e os desejos do elemento mais importante para o seu trabalho: as pessoas.


Um prestador de serviços pode oferecer as suas habilidades por um preço, ou pode desenhar a sua oferta do início ao fim, pensando em todos os detalhes e tendo o cliente como o centro do processo. Uma empresa pode proporcionar uma experiência aos funcionários (boa ou ruim) que emerge naturalmente das pessoas e suas relações, ou pode deliberada e cuidadosamente desenhar a jornada do seu maior ativo, deixando todos mais felizes e mais produtivos, potencializando os seus resultados.


Além de fazer tudo o que fazem de propósito e com propósito, o designer testa. O designer sabe que o primeiro produto não vai ser o melhor e provavelmente não vai ser aceito. Ele abraça as falhas e sabe que são elas que vão permitir o avanço para o próximo passo. Você consegue se imaginar dirigindo um novo modelo de carro que nunca foi testado? Ou mudar o logo da sua empresa sem ver o resultado antes? Tenho certeza que não. Por que as experiências que proporcionamos seriam diferentes?


O design de todas as coisas é positivo. Traz consciência e deliberação para as nossas vidas e os nossos negócios. Diminui o tempo que levamos para testar, aprender e evoluir. Coloca as pessoas como protagonistas de tudo o que fazemos. Exatamente como deve ser.

39 visualizações0 comentário
bottom of page