top of page

Mindset – o ponto chave da Cultura




Recentemente promovemos o Mindset BETA – Imersão em Negócios Transformadores, um programa de 3 dias cujos participantes tiveram a oportunidade de conhecer grandes cases, e conversar frente-a-frente com seus protagonistas.


Visitamos líderes de negócios como Zé Renato (4all), Pedro Gomes (99), João Satt (Sunbrand G5), Gui e Dudu (Dobra), entre outros que estão transformando não só suas empresas, mas seus setores.


Durante as conversas, fiquei procurando aqueles pontos em comum entre eles, que talvez fossem chaves para aplicar no meu próprio negócio. Afinal de contas, nada melhor do que aprender com os erros e acertos dos outros!


Foi aí que eu percebi o seguinte: as leis de mercado são as mesmas para todos; a tecnologia está commoditizada, todo mercado tem concorrentes tradicionais, e principalmente, o jogo não é fácil nem para os competidores mais fortes.


BUT, há um diferencial nesses líderes. E que na maioria dos casos se desdobra entre suas equipes: suas formas de pensar. O ímpeto de indignação por como as coisas são, a vontade de fazer diferente, de desafiar o status quo... São pessoas movidas por propósitos e que vêm no jogo empresarial uma forma de entregar uma melhor condição para sociedade – através do oferecimento de produtos, serviços ou soluções superiores àquelas tradicionais.


O propósito normalmente vem do líder; já a cultura é o que acontece na empresa quando o mesmo se ausenta. E esta mistura de propósito e cultura é o que torna uma empresa diferente. São os pensamentos – o mindset – de cada um dos componentes que gera o poder de transformação tão necessário para atuar em ambientes de grandes mudanças.


Se a cultura come a estratégia no café da manhã, o mindset é o que faz barreiras serem quebradas.

254 visualizações0 comentário
bottom of page