top of page

A Inteligência Artificial na transformação do seu negócio

Atualizado: 10 de jul. de 2023

Que sistemas inteligentes estão mais presentes do que nunca na nossa vida, você já deve saber. Em qualquer lugar que você vá ou por qualquer que seja a situação, a verdade é que a Inteligência Artificial é uma realidade -não tão nova- que permite que máquinas aprendam de forma inteligente a se comportar de determinadas formas, com base na entrada de dados, o que chamamos de algoritmos, quase como seres humanos. Saber disso é imprescindível nas empresas que passam por sua transformação digital, mas ainda mais importante do que saber, é necessário agir e utilizar da IA para alavancar os resultados do negócio.


Entender as oportunidades que a Inteligência Artificial proporciona, pode deixar qualquer pessoa um tanto quanto ansiosa para usufruir de todos os benefícios, visto que ela ajuda em muitos desafios da humanidade como enfrentamento de problemas climáticos e até mesmo tratamentos para graves doenças. Por isso, é necessário entender que utilizar a inteligência de máquinas nos negócios é extremamente estratégico.


Aqui na BetaHauss implementamos o Pilar de Tecnologia para ajudar tantas empresas que precisam ter esse viés mais estratégico quando se trata de tecnologia, seja para começar sua transformação, como para aproveitar possíveis oportunidades que não estão sendo vistas.


Segundo levantamento da Gartner, a IA será a principal categoria que impulsiona as decisões de infraestrutura, devido ao amadurecimento do mercado, resultando em um crescimento de 10 vezes na área da computação.


Mas afinal, o que é Inteligência Artificial?


O termo Inteligência Artificial se refere ao comportamento de sistemas e máquinas que se assemelha ao dos seres humanos para realizar tarefas e melhorar ações a partir de dados que recebem do ambiente, ou seja, a IA representa o processo de análise de dados de forma autônoma e entrega melhores resultados com base em um objetivo macro. Ao contrário do que muitos pensam, a IA não irá substituir os recursos humanos, mas vai auxiliar no aperfeiçoamento e descobertas humanas.


A Inteligência Artificial pode ser aplicada em todos os mercados e setores e alguns exemplos cotidianos que você já deve ter se deparado são os chatbots, sistemas de recomendação e assistentes pessoais como Alexa e Siri. Mas o fato é que muitas empresas estão utilizando da IA em suas operações para otimizar processos. Podemos citar alguns exemplos:

  • Deep learning para reconhecimento facial, biométrico e por voz;

  • Inteligência artificial para impulsionar as vendas através do reconhecimento de clientes potenciais;

  • Machine learning para análise de contrato e gerenciamento de riscos;

  • Inteligência artificial para gestão de cadeia de suprimentos e tomada de decisões.

Entre muitas outras aplicações.


Acima usamos 2 termos que estão intrinsecamente ligados à Inteligência Artificial que são “Deep learning” e “Machine learning”. Ambos estão relacionados ao nível de aprendizado das máquinas.


Machine Learning: é uma técnica analítica que aplica modelos matemáticos aos dados que recebe para extrair conhecimento e encontrar padrões. Ela cria um algoritmo que tem determinado comportamento a partir dos aprendizados encontrados nos padrões. No ML a máquina pode recomendar, mas não executa ações sem intervenção humana.


Deep Learning: como o nome sugere, é uma técnica um pouco mais profunda e complexa que o ML, na qual são analisados dados brutos como imagens e sons, através de várias camadas de algoritmos para aprendizagem de padrões.


Por mais que os sistemas inteligentes possam parecer complexos, gostamos de dizer que depois que você entende a lógica por trás deles, tudo fica mais fácil e a partir daí você começa a enxergar inúmeras possibilidades.


“Como a Inteligência Artificial impacta meu negócio?”


Se você é empreendedor (ou pretende empreender) já deve ter feito essa pergunta a si mesmo. A verdade é que a IA pode impactar de diversas formas, positiva ou negativamente, por isso é importante conhecer suas características e identificar oportunidades.


Os principais benefícios de usar Inteligência Artificial estão em:

  1. Tomar melhores decisões através da análise de dados e entregas probabilísticas que a IA proporciona;

  2. Otimizar resultados que por vezes dependem de seres humanos e máquinas entregam de forma mais rápida e assertiva.

Além disso, utilizar IA pode trazer bastante produtividade às equipes e melhorar a experiência do usuário. Em 2017, por exemplo, a Netflix aumentou sua carteira de clientes em 25%, pois melhorou o nível de personalização da plataforma através de recomendações feitas pela Inteligência Artificial.


Mas cuidado! O impacto negativo se dá quando a empresa não analisa os possíveis obstáculos na implementação da IA e acaba se tornando um processo muito caro.


Identificar o melhor momento e a melhor maneira de implementar a IA no seu negócio ajudará a minimizar as possíveis dificuldades que vêm com o processo.


Por isso conte com a BetaHauss nessa etapa! Faça nosso diagnóstico gratuito, clicando aqui, e vamos juntos potencializar seu negócio através da tecnologia.


Transformação digital e Inteligência Artificial andam juntas


Já falamos muito por aqui em transformação digital, pois é algo urgente e dentro dessa pauta está a Inteligência Artificial. Não pense que, por menor que seja seu negócio, a IA não é para você. Como vimos acima, mesmo nas situações mais cotidianas ela está presente. O que hoje ainda pode ser um diferencial competitivo, muito em breve será algo em comum exigido como mínimo nas empresas, por isso o quanto antes você olhar para isso, mais rápido irá ter destaque.


Segundo a Forbes, algumas das tendências de IA que você pode começar a olhar são:


Aumento da força de trabalho: A IA não irá substituir os seres humanos, mas ajudará na realização do trabalho com mais eficiência através de ferramentas inteligentes.


Melhoria na segurança cibernética: A identificação de padrões poderá analisar atividades suspeitas de possíveis ataques e manter suas informações seguras.


Exploração do metaverso: Podemos compartilhar de ambientes online e executar atividades que talvez não seriam possíveis sem a IA.


E então, como você tem olhado para a Inteligência Artificial e tecnologia como um todo na sua empresa? Tem olhado para isso como um pilar estratégico?


Lembre-se: o futuro é agora.



Assista nossa live sobre o novo Pilar de Tecnologia da BetaHauss.



51 visualizações0 comentário
bottom of page